O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou esta tarde, em comunicado divulgado na sua página oficial, que o estado do tempo em Portugal Continental vai mudar.
Conforme pode ler-se no comunicado, a partir de hoje dia 18 de abril e até Domingo dia 24 de abril, prevê-se uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, com aumento de nebulosidade, descida gradual de temperatura, e vento forte no litoral oeste e nas terras altas até dia 20. Adicionalmente, poderá ocorrer precipitação fraca e dispersa em especial nas regiões Norte e Centro, eventualmente sob a forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, tornando-se mais frequente e intensa na generalidade do território a partir da tarde de dia 21 e no dia 22.
As temperaturas, em particular as máximas, deverão descer de forma acentuada até dia 22, com diferenças da ordem de 10 a 15°C em alguns locais relativamente às que se fizeram sentir no fim de semana da Páscoa. Assim, ir-se-á passar de temperaturas acima da média para valores significativamente abaixo da média. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 12 a 15°C na generalidade do território, sendo ligeiramente superiores na costa sul do Algarve, e inferiores a 12°C no interior Norte e Centro.
As temperaturas mínimas também deverão descer, com valores entre 0 e 4°C no interior Norte e Centro, onde poderá haver formação de gelo e geada.
A partir da tarde de dia 21 a precipitação deverá estender-se a todo o território, e aumentar de intensidade, com queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para os 1100/1300 metros no dia 22. Prevê-se uma diminuição da intensidade e frequência da precipitação no dia 24.