Afirmação feita pelo presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT): “Arraiolos vai fazendo o seu caminho e é um ativo importante para o turismo do Alentejo”, sublinhou José Santos, revelando que o concelho regista este ano uma subida de 6,8% de dormidas face a 2023. Números oficiais dizem-nos que no ano passado o concelho atingiu as 25 mil dormidas, mas em agosto de 2024 já tinha chegado às 18 mil.
O dirigente falava durante a abertura da Mostra Gastronómica que esta quarta-feira teve início no Arraiolos Multiusos, para aplaudir a forma como o concelho tem consolidado uma “oferta muito diversificada” na última década.
“Apesar de ter apenas um empreendimento turístico de média dimensão – Pousada – há uma rede de alojamentos de muita qualidade”, reconheceu José Santos, para quem a oferta de produtos autóctones de”qualidade” tem dado um contributo relevante na promoção turística do concelho. Do enoturismo à restauração, passando pela empada, pastel de toucinho e tapetes.
Enfatizou ainda José Santos que apesar de estar muito próximo de Évora, Arraiolos “não vive à sombra de Évora. Tem uma identidade”, resumiu.