12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Que venham mais 48 anos e que os jovens venham até nós para darmos continuidade ao grupo de Cantadores do Redondo”, diz José Luís Siqueninque (c/som)

O dia de hoje foi dia de celebração para o Grupo Cantadores de Redondo, que festejaram o seu 48º aniversário.

A vila de Redondo foi inundada pelo cante alentejano e pela tradição com uma arruada organizada pelo grupo aniversariante que, apara além da atuação do mesmo ficou também marcada pelas atuações do Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas, o Grupo de Cante “Os Lagóias”, de Portalegre e o Grupo Cantadoras de Redondo.

A arruada terminou junto à Câmara Municipal de Redondo, onde os grupos procederam a mais uma atuação, desta vez com uma moda, com dezenas de pessoas a assistir.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com José Luís Siquenique, porta-voz do Grupo Cantadores de Redondo que nos falou sobre as celebrações e sobre o 48º aniversário do grupo.

José Luís Siquenique começou por referir “48 anos de muita estrada, 48 anos de muito cante e é um orgulho representar o Grupo de Cantadores do Redondo. Hoje tivemos aqui algumas baixas, não esteve cá o Vitorino nem o Janita, por terem um concerto, mas juntámos os amigos das Alcáçovas, “Os Lagóias” de Portalegre e as nossas cantadeiras também de Redondo e foi uma festa muito bonita, até agora. Fizemos uma tertúlia da parte da manhã, uma tertúlia porque os encontros de Cante Alentejano não devem só ser o almoço e desfilar pelas ruas a cantar. O Cante Alentejano está com muitos problemas, que atravessou a pandemia, e eu acho que teve que se levar o contexto socioeconómico e as novas gerações o que é que andam a ouvir, e essa tertúlia que foi no jardim municipal, acho que foi do encontro ao que a população esperava, o Café da Associação de Músicos de Redondo, que é a entidade promotora do evento também. E ficou tudo muito satisfeito”.

Questionado se a integração de gerações mais jovens seria uma boa notícia para não deixar esta tradição do Alentejo, o porta-voz do grupo referiu que “os Cantadores do Redondo sempre tiveram muita malta jovem, teve um período de tempo, acho que foram 10 ou 15 anos parados, porque não havia continuidade, felizmente a malta nova tem estado a regressar e outros a começar, porque temos feito um trabalho muito bom com o Cante Alentejano e também a promoção e a ajuda que o Janita e o Vitorino têm dado para promover o Cante Alentejano fez com que também os jovens perdessem a tal vergonha de vestir um traje e de vir para os Cantadores do Redondo. Fico contente por isso, ficamos contentes por isso e estamos de portas abertas para quem quiser entrar.”

Que venham mais 48 anos, 50 anos, que haja continuidade e que os jovens venham até nós para conseguirmos fazer com que o grupo de Cantadores do Redondo fique mais fortalecido e para celebrar muitos mais anos”, acrescentou José Luís Siquenique.

 

Populares