A Depressão Aline que assolou Portugal no dia de ontem com chuva e vento forte, deixou marcas no Baixo Alentejo e em moura.
Durante o período compreendido entre as 00h00m e as 23h59m do dia 19 de outubro de 2023, em que vigorou o aviso laranja decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e de acordo com informação avançada à RC pela Câmara de Moura, foi ativado o Centro de Coordenação Operacional Municipal no quartel dos Bombeiros Voluntários de Moura, com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura, Bombeiros Voluntários de Moura, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Câmara Municipal de Moura (Serviço de Fiscalização e Divisão de Obras e Serviços Urbanos).
De acordo com a Autarquia, registaram-se 28 ocorrências em todo o concelho, tendo a cidade de Moura sido a localidade mais afetada pela precipitação e vento forte que se fez sentir, com rajadas superiores a 85km/h. As ocorrências registadas foram maioritariamente quedas de árvores, tendo-se verificado danos em estruturas, edifícios e em viaturas.
O pico de ocorrências verificou-se pelas 14h58m.
A ocorrência mais significativa resultou da queda de uma árvore que acabou por atingir uma viatura, tendo resultado 1(um) ferido leve.
Ao longo do dia, na resposta às ocorrências registadas, estiveram envolvidos 75 operacionais, apoiados por 22 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Moura, Sapadores Florestais, Serviços Municipais, Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Pública.
Foto ilustrativa