O Município de Serpa vai voltar a promover, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo.
O evento vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre.
Mais de cento e sessenta expositores estarão presentes, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.
Sessenta stands de queijos de todo o país marcarão presença em Serpa, entre eles Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca e mistura, amanteigado, requeijão, almece, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, boletos, trufas, mel, Queijo Biológico certificado, e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais.
Atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia decorrerão ao longo da Feira, nomeadamente as oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, as demostrações de tosquia de ovelhas Campaniça e Merina, o concurso de ovinos da raça Ile de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, workshop e demonstração de cães de pastoreio e exposição de ovelhas.
Ainda no âmbito deste evento, terá o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com o objetivo de promover e divulgar os melhores queijos presentes na Feira, sendo que as provas do Queijo Serpa DOP se realizam em Beja, no Laboratório de Análise Sensorial do Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária, no dia 22 de fevereiro, e as provas das restantes categorias decorrem no espaço da Feira, no dia 23 de fevereiro. Os resultados do concurso serão divulgados no dia 25 à tarde.
A organização da Feira do Queijo do Alentejo é da responsabilidade do Município de Serpa e da Comissão Promotora, composta pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, ESA IPBeja – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, ACOS – Associação de Agricultores do Sul, DRAPAL – Centro de Experimentação do Baixo Alentejo, Confraria do Queijo Serpa, Rota do Guadiana ADI, EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Escola Secundária de Serpa e Friserpa. Conta com a colaboração da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, o apoio das Juntas e Uniões das Freguesia do concelho de Serpa e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola.