A Associação Juvenil Arkus iniciou, o projeto “Por Caminhos e Sabores de Elvas”, que permite conhecer a cidade com uma visita teatralizada, assim como um pouco da sua gastronomia.
Se quer conhecer Elvas com uma visita guiada e animada, as visitas iniciaram a 25 de agosto e terminam dia 30 de setembro.
As visitas teatralizadas continuarão a decorrer, de forma gratuita, nos seguintes horários: de segunda-feira a sábado às 10h00 e 18h00 e aos domingos, por marcação.
Pode contactar a associação através do +351 268 629 218, ou do email: arkus.ajuvenil@gmail.com.
Sobre a associação Associação Juvenil Arkus, esta foi fundada em maio de 2005. A ARKUS, enquanto Associação Juvenil, foi criada para dar “corpo” a um grupo de teatro. Desde sempre ligada à Escola Secundária D. Sancho II, a organização é formada por diversas gerações de jovens que frequentaram ou frequentam a instituição de ensino e têm uma paixão pela vertente teatral. A sua atividade centra-se na realização de peças de teatro, ao longo do ano, e destaca-se pela organização do Festival de Teatro.
O nome desta associação está relacionado com um dos monumentos mais emblemáticos de Elvas – O Aqueduto da Amoreira, ou como também é chamado, os Arcos da Amoreira. Em latim, arcos escreve-se Arkus, tendo sido esta a nomenclatura escolhida para representar e dar vida a esta organização que, tal como o nosso lindo Aqueduto, pretende também ela ser um símbolo cultural de Elvas.
A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento local e social, apostando principalmente na vertente cultural.
Mantendo o teatro como a base fundamental, a ARKUS – Associação Juvenil tem também como objetivo a promoção de outro tipo de atividades ao nível do desenvolvimento local e social, através da cultura, economia, bem-estar, entre outras.
No final de 2015, inaugurou-se a sede oficial, o que nos proporcionou a oportunidade de criar novas condições de trabalho, nomeadamente pela expansão nas áreas de atuação.
A ARKUS – Associação Juvenil está inscrita no RNAJ – Registo Nacional de Associativismo Jovem, o que lhe confere um maior reconhecimento enquanto Associação Juvenil. Este registo permite que sejam feitos pedidos de apoio para a realização de atividades e até para equipamento e infraestruturas, através de processos de candidatura.
Fonte: ARKUS Elvas/ Foto: CM Elvas