A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu-se na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para a 1ª Sessão Ordinária desta Assembleia do ano de 2022.
A sessão teve lugar no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a partir das 21:00 horas e foi transmitida, como habitualmente, em direto, pela Rádio Campanário.
Entre os vários temas discutidos, no 9º ponto da ordem de trabalhos, destaca-se a Inscrição do Município na Sociedade Histórica da Independência de Portugal. O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, refere que pretende “mostrar Vila Viçosa ao mundo, nessa que é a semana do município, de 1 a 8 de dezembro”.
Essa semana concentra “grande parte daquilo que Vila Viçosa é para o mundo” acrescentando que “o que a torna numa vila ímpar, é a questão de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal”.
O facto de a vila ter um papel de destaque na reconquista da independência, diz-se que “daqui renasceu Portugal”, e por essa razão, “gostaríamos muito de ter em Vila Viçosa as comemorações nacionais do primeiro de dezembro, que normalmente ocorrem em Lisboa”, avança Inácio Esperança.
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal é a responsável e aderindo o município a essa sociedade, de acordo o presidente, pode “ter mais influência junto da direção da instituição, para que pelo menos uma vez de 5 em 5 anos, possamos ter em Vila Viçosa as comemorações”.
Visto que a vila teve um papel “determinante” por um “calipolense ter sido o principal protagonista, D. Joao IV, que aqui nasceu e foi Rei de Portugal”.