12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

R. Monsaraz: Centro Social e Paroquial do Campinho inaugurou investimento de 1 milhão de euros e que aumenta a sua capacidade e os postos de trabalho (c/som e fotos)

A localidade de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, conta desde o passado sábado (24 de Janeiro) com uma nova residência para idosos e um renovado centro de dia integrados no Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Campinho.

Uma cerimónia bastante participada, a que acorreram dezenas de populares para assistir à inauguração deste novo equipamento social que teve um custo global de cerca de um milhão de euros e que foi comparticipado a 85% por fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rádio Campanário esteve presente nesta inauguração e falou com o presidente desta instituição, o Diácono Domingos Barão, que se mostrou bastante satisfeito dizendo que “é um sonho para a instituição”, afirmando ainda que “foi um grande esforço, pois nós chegamos aqui com uma divida grande, mas conseguimos depois arranjar dinheiro para ter um saldo positivo e avançarmos depois para este projeto”.

Domingos Barão que referenciou ainda que este lar irá ter capacidade para 14 utentes e ainda vai criar alguns postos de trabalho na freguesia passando a instituição a contar com 17 funcionários.

Por sua vez para António Costa da Silva, Vogal Executivo da Comissão do INALENTEJO, congratulou-se com a conclusão deste projeto dizendo que “o mais importante de tudo é sentirmos a comunidade, as suas famílias aqui a acompanhar os idosos que efetivamente vão ter um serviço muito especial”. O dirigente salientou ainda que ”em períodos difíceis, foi ainda assim possível financiar obras que são importantes para a comunidade e foram obras tratadas de uma forma seletiva”. Relativamente ao novo quadro comunitário Costa da Silva adiantou que este “vai privilegiar a remodelação e renovação de equipamentos, sempre no sentido de melhorar o serviço do utente”.

Para Sónia Ramos, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, declarou à Rádio Campanário que “apesar das dificuldades estes últimos três anos têm sido de investimento por parte das instituições, com ou sem apoio”. Sónia Ramos deixou ainda a garantia que a meio do ano poderá “ser possível fazermos um acordo de cooperação para esta nova valência, ou para 10 ou até mesmo para os 14 utentes”, admitindo ainda que neste tipo de acordos a lista de espera é grande no distrito de Évora.

Já para José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “sentimos que estamos no bom caminho em termos de infraestruturas, tanto na área da ação social, como na saúde, educação e segurança, que são aspetos que nos preocupam”. Relativamente às Instituições Particulares de Solidariedade Social e seus respetivos equipamentos de apoio social, o autarca refere que ainda faltam duas freguesias estarem equipadas para que a rede social fique completa, mas está convicto que “com próximo quadro comunitário de apoio” esta fique concluída.

Populares