O orçamento municipal de Reguengos de Monsaraz prevê que 50% do valor que a autarquia recebe de IRS, mais de 120 mil euros, fique reservado para financiar o Cartão Solidário.
Este cartão que a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz está a preparar pretende apoiar os idosos, pessoas portadoras de deficiência, reformados por invalidez e agregados familiares em situação de carência socioeconómica.
Os beneficiários poderão ter apoio nas áreas social, habitação e saúde. Uma pessoa do agregado familiar que seja beneficiária do Cartão Solidário pode também receber uma bolsa de ocupação temporária para realização de atividades de interesse municipal.
Em declarações à Rádio Campanário o presidente do município reguenguense disse que este cartão pretende ser uma resposta alargada a várias áreas e explica quais, ao mesmo tempo que refere que é um contributo do município através de um conjunto de politicas sociais de proximidade para ultrapassar uma fase difícil, muito complicada, nomeadamente no interior do país.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Reguengos%20monsaraz20fev.MP3{/saudioplayer}
Refira-se ainda que o Cartão Solidário é gratuito e tem validade de um ano, podendo ser renovado a pedido do interessado. Podem ser beneficiários os cidadãos residentes no concelho de Reguengos de Monsaraz há mais de dois anos, com idade igual ou superior a 65 anos, que tenham deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60 por cento, reformados por invalidez ou que pertençam a agregado familiar em situação de carência socioeconómica.