No passado sábado (14 de Abril) o Salão do Centro Paroquial de São Bento do Cortiço acolheu o I Encontro de Cantadores de Saias, uma iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da União de Freguesias de S. Bento do Cortiço e Santo Estêvão.
A Rádio Campanário acompanhou o evento e falou com Ermelinda Dias, fundadora do grupo Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço, confessa que não pensou que “se haveria de juntar tanta gente”.
“Vieram do Cano, de Casa Branca, de Alter e Ponte de Sor”, disse a fundadora do grupo a esta estação emissora, acrescentando resolveram fazer este encontro depois de participarem em eventos semelhantes realizados por outros grupos, indicando que há vários que fazem “atividades em trocas com outros ranchos, eles vêm cá e nós vamos à deles”.
Também a esta estação emissora, a vereadora do município estremocense, Márcia Oliveira, considera que “o trabalho que estas associações vão fazendo nas suas freguesias é muito importante para manter vivas as suas tradições”.
Segundo a vereadora, estas iniciativas “vão sendo cada vez mais difíceis”, tornando-se cada vez mais importante “cativar os nossos jovens, que vão sendo cada vez menos ligados a este tipo de eventos culturais”.
Questionada sobre o apoio do município, Márcia Oliveira afirma que a autarquia “contribuí com subsídios e apoio logístico”, pois considera que “é com as associações do concelho que o desenvolvimento cultural se vai fazendo”, sublinhou.
{gallery}saobento_cortico_1encontro_saias{/gallery}