O Centro Luís da Silva dedica-se ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda.
No seguimento da Visita Pastoral às Paróquias de Borba e Orada que acompanha a receção á Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima recebeu a visita de D. José Alves, Arcebispo da Arquidiocese de Évora.
Aurelino Ramalho, Administrador do Centro em conversa com a Rádio Campanário, indicou a inspiração cristã de toda a União das Misericórdias Portuguesas, e que a vinda de D. José Alves tem para o Centro um valor especial, transmitindo ânimo e força.
Disse também, “a união faz a força”, e que é preciso a Igreja e as instituições cerrarem fileiras para se fazer alguma coisa de mais útil aos que necessitam.
Dr. Jorge Rosa, Diretor Clinico do Centro Luís da Silva também falou com a Rádio Campanário e confessou ser com dedicação e empenho que ali executa as suas tarefas.
O Diretor Clinico disse também que a equipa do Centro em articulação com o corpo de enfermagem vão tratando dos utentes diariamente, prevenindo as doenças e fazendo com que eles se sintam melhor em termos de saúde. Acrescentou, “aposta-mos sempre na prevenção e promoção da saúde, no seu controlo e no seu bem-estar” e “ naturalmente tem havido melhorias significativas”.
Para concluir sublinhou que “a saúde não depende só da medicação” e enumerou a alimentação, exercício físico, acompanhamento psicológico e os cuidados gerais como essenciais ao bem-estar dos utentes.
A Rádio Campanário também falou com D. José Alves, Arcebispo da Arquidiocese de Évora, que começou por dizer “não poderia deixar de visitar o Centro Luís da Silva, e fi-lo com muita alegria, com muito gosto e assim cumpri o meu desejo” mostrando-se satisfeito com as suas instalações, condições técnicas e pessoais. Sobre as instalações sublinhou terem muita qualidade para cumprir a missão pelo qual foi criado e terminou por dizer “onde chega a imagem de Nossa Senhora o povo exprime aquilo que lhe vai na alma” acerca da receção da imagem em Borba.
{gallery}borba_arcebispo_centro_luis_silva_fev17{/gallery}