A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) e o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte, promoveu recentemente uma recolha de sangue bem-sucedida no quartel dos Bombeiros Voluntários de Monforte.
Esta recolha contou com a participação de 23 voluntários, a ADBSP destacou a notável estreia de uma mulher que realizou a sua primeira doação. Estavam dez mulheres inscritas para doação, o que representa impressionantes 43,5% do total. Após a recolha, seguiu-se um almoço que foi servido aos presentes, gentilmente proporcionado pela Câmara Municipal de Monforte.
A ADBSP aproveitou a ocasião para consciencializar sobre a importância de se registar no Registo Português de Dadores de Medula Óssea, destacando a preocupante diminuição no número de inscritos. A associação ressalta que o registo requer apenas a autorização do doador e uma simples amostra sanguínea.
As próximas recolhas de sangue estão agendadas para acontecer em datas futuras. No dia 15 de julho, os Bombeiros de Avis receberão a próxima campanha, seguido por Castelo de Vide, onde a recolha será realizada no centro de saúde no dia 29 de julho.