Para além da proibição de circulação entre concelhos, o recolher obrigatório a partir das 13h00 aplica-se, este fim de semana, em 253 concelhos de Portugal continental, o que representa 91% dos municípios deste território, encerrando à mesma hora a generalidade do comércio.
Durante este fim de semana está proibida a circulação entre concelhos em todo o território continental português, medida que entrou em vigor a partir das 23:00 de ontem e se prolonga até às 05:00 de segunda-feira, com um conjunto de exceções de deslocações autorizadas, por motivos de saúde ou como para ir trabalhar.
Dos 278 municípios do território continental, 253 estão em risco elevado, muito elevado ou extremo, todos com mais de 240 casos da covid-19 por 100 mil habitantes, excluindo assim apenas 25 concelhos do recolher obrigatório às 13:00 durante este fim de semana.
Em relação ao Alentejo, dos 25 concelhos mencionadas acima, 7 concelhos da região estão excluídos destas medidas porque se encontram em risco moderado.
Assim, os concelhos de Arronches, Barrancos, Castelo de Vide, Ferreira do Alentejo, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, não estão subjugados ás restrições de recolhimento obrigatório neste fim de semana.
Quanto ao funcionamento do comércio nos concelhos sujeitos ao recolher obrigatório às 13:00 durante este fim de semana, a generalidade dos estabelecimentos comerciais só podem funcionar entre as 08:00 e as 13:00, destacando-se como exceções as lojas com dimensão igual ou inferior a 200 metros quadrados com porta para a rua, os restaurantes com entrega ao domicílio ou com ‘take-away’ à porta, em que se permite a recolha até às 22:30, e os postos de abastecimento de combustíveis exclusivamente para abastecimento de veículos.