Decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de julho, no Castelo de Alandroal, uma recriação histórica, alusiva à Lusitânia Romana em Tempos de Endovélico, inserida no Festival Terras de Endovélico, promovido pelo município, de 9 a 16 de julho.
A Rádio Campanário esteve presente no evento, onde Mariana Chilra, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal falou sobre este evento que transportou o Alandroal para o passado, afirmando parecer “que o Alandroal está a voltar muitos milénios atrás no tempo”.
“Pedimos à população que fosse romano por um dia, e é isso que está a acontecer”, diz a autarca, sobre o evento em que os habitantes do concelho participaram “vestidos com os trajes da época, na expetativa de se fazer aqui uma recriação o mais próxima possível”, promovendo “aquilo que de melhor o concelho tem e que […] são as nossas raízes e a nossa cultura”.
Todo o concelho aderiu à recriação, com figurantes oriundos também de Terena, Hortinhas e Santiago Maior, diz a autarca.
Entre os mais de cem participantes, “desde crianças a adultos”, estiveram associações do concelho, vários produtores locais, pessoas individuais, dois grupos de teatro, entre eles o da Universidade Túlio Espanca, “todos colaboraram para que fosse possível fazer esta recriação”, conclui.
No evento, foi possível observar instrumentos musicais da época, “a gastronomia […] passando pelas ervas aromáticas, o mel, os licores, os teares, […] a cestaria”.
“Temos de facto muita coisa bonita e de grande valor para mostrarmos”, afirma Mariana Chilra, e a sociedade movimentou-se para dar “a conhecer o Alandroal”.
{gallery}alandroal_recriacao{/gallery}