12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Recuperar o Santuário da Imaculada Conceição é importante, mas a igreja sozinha não iria conseguir fazê-lo” diz Arcebispo de Évora(c/som)

Realizou-se ontem, no Seminário em Vila Viçosa, a assinatura de um protocolo que pretende estabelecer os termos da parceria, com vista à recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Entre as várias entidades que participam na celebração deste, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, o Município de Vila Viçosa e a Fundação Eugénio de Almeida, está a Arquidiocese de Évora.

A cerimónia de assinatura foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, numa iniciativa que inserida nas comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, organizadas pelo Município de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora e Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição. 

A Rádio Campanário esteve presente e falou D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora que começou por nos referir “este protocolo é muito importante” acrescentando “o Santuário está a mostrar desgaste. Pela erosão do tempo há necessidade de fazer obras no santuário, de fazer uma revisão profunda, de o revisitar e isso significa um investimento significativo.”

D. Francisco Senra Coelho sublinha ainda “é verdade que a igreja tem muito património à sua guarda, mas tem muito pouco de onde venha a liquidez financeira para mantê-lo.”

Para o Arcebispo de Évora este protocolo “é uma tentativa de fazer a unidade acontecer á volta deste Santuário que é um valor nacional, que guarda a imagem da Padroeira de Portugal.”

“Vamos ver se conseguimos fazer uma candidatura com todos os apoios para fazermos uma visita aquela belíssima igreja e resolvermos problemas que têm a ver com infiltrações de água, problemas relacionados com a própria estrutura” referiu ainda o Arcebispo de Évora.

O responsável pela Arquidiocese de Évora sublinhou ainda “Vila Viçosa está agora com o projeto de candidatura a património da humanidade e é por isso muito importante que a recuperação seja feita, até porque Nossa senhora da Conceição está em todo o mundo” exemplificando locais como Maputo, Malaca ou Goa.

Para D. Francisco Senra Coelho “o santuário de Vila Viçosa tem a ver com a Lusofonia e tem a ver com este sentido de Pátria que Fernando Pessoa dizia que era a nossa língua e a nossa fé” acrescentando “Vila Viçosa e Nossa Senhora da Conceição não é património material, mas é património imaterial da humanidade e valoriza bastante a candidatura de Vila Viçosa.”

O arcebispo de Évora finaliza dizendo “acredito que de muitas partes do mundo virão aqui ver a Senhora da Conceição e por isso recuperar o santuário é muito importante pois leva Vila Viçosa muito longe e traz pessoas de muito longe a Vila Viçosa.”

 

Populares