12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redes sociais nas escolas com acesso limitado afim de combater utilização abusiva e indisciplina (c/som)

As escolas receberam no final da semana passada um e-mail da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), informando que o acesso a determinadas redes sociais e publicações, tais como Youtube, Facebook ou Instagram, ficariam indisponíveis durante toda a manhã até às 13:30 e na parte da tarde um limite de utilização máxima.

De acordo com o e-mail, a entidade que gere a rede nas escolas tomou esta decisão na sequência de vários ataques informáticos registados desde o início do ano, que provocaram uma deterioração da qualidade de acesso à Internet.

Para percebermos se esta realidade se aplica no Agrupamento de Escolas Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa contatamos por diversas vezes o diretor do agrupamento escolar calipolense, mostrando-se este sempre indisponível.

Tomé Laranjinho do Agrupamento Vertical de Escolas de Alandroal, contou à Rádio Campanário que durante o mês fevereiro e março notaram alguma lentidão no acesso a alguns sites e plataformas, que se poderá prender com a limitação de largura.

O diretor escolar refere que “o acesso à Internet nas escolas deve ser utilizado para fins pedagógicos e não outros fins”.

No que concerne à utilização abusiva, Tomé Laranjinho, refere que “o acesso ao facebook em sala de aula está limitada, se não for para fins pedagógicos, como consta do estatuto do aluno, porque não se pode utilizar dentro da sala de aula qualquer tipo de equipamento eletrónico”.

O diretor do Agrupamento Vertical de Escolas de Alandroal termina dizendo que na Escola de Alandroal “não existem grandes casos de indisciplina, apenas os normais inerentes à idade dos alunos”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Tome%20Laranjinho%20Facebook27marc14.MP3{/play}

Com esta limitação o Ministério da Educação e Ciência (MEC), acredita que estão garantidas “as condições para o normal funcionamento da Internet das escolas, quer para atividades letivas, quer para os serviços administrativos e similares.

Recorde-se que quando a PT começou a fornecer o serviço, em 2008, a largura de rede era de 1Gb. Atualmente é de 6 GbA, prevendo para breve a Direção Geral de Estatística da Educação e Ciência, uma quase duplicação da largura da banda larga atualmente disponível.

Populares