11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo: Alunos do Agrupamento de Escolas sensibilizam a população para a eliminação da violência contra as mulheres com espetáculo (c/som)

A Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Redondo promoveu na noite de quarta-feira, 25 de novembro, um espetáculo, tendo como protagonistas, os alunos do Agrupamento de Escolas desta localidade, de forma a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A iniciativa decorreu no Centro Cultural de Redondo e foi do agrado do muito público presente.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Florinda Recto, psicóloga da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Redondo.

Em declarações a esta estação Emissora, a psicóloga referiu que os dados que foram dados a conhecer neste dia indicam que a mulher continua a ser a vítima “em grande número”.

A participação dos alunos na iniciativa surgiu “porque houve um projeto desde 2013 (…) que visa formá-los para que depois eles possam formar os seus pares e a comunidade em geral na prevenção destas áreas”.

Questionada sobre se as novas gerações serão um contributo para a formação e informação da população, Florinda Recto diz querer acreditar que sim porque “além de trabalharmos com eles a informação, trabalhamos também as atitudes e as competências, sociais e relacionais porque é por aí que parte tudo, a forma como eles se aceitam e lindam uns com os outros, e a violência surge muitas vezes desta forma inadequada de se relacionarem”.

O presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto declarou que o município se associou à iniciativa, mostrando-se incrédulo com o número de mulheres mortas, só este ano, vitimas de violência, “27 mulheres já morreram este ano e 42 no ano passado, nós temos que combater este enorme flagelo da nossa sociedade, as mulheres não podem ser tratadas e violentadas e assassinadas desta forma, num país que se diz democrático, que quer caminhar numa Europa progressista, e termos atitudes desta natureza dentro da nossa sociedade, é no mínimo desumano”.

O autarca refere ainda que, assente nesta temática, a Câmara de Redondo no dia 8 de março, homenageou as mulheres que faleceram ou que foram assassinadas no ano de 2014, “é com base nisso que a câmara se associou a esta iniciativa de extrema importância para sensibilizar os jovens que serão os homens de amanhã, porque esta situação não pode continuar na nossa sociedade”.

Populares