De acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), a quantidade de água armazenada em julho em Portugal continental desceu em todas as bacias hidrográficas, relativamente ao mês anterior.
Segundo os dados agora apresentados pelo boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, no último dia de julho, comparativamente a igual período do mês anterior, das 60 albufeiras monitorizadas, 24 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e sete têm disponibilidades inferiores a 40%.
Os armazenamentos de Julho de 2016 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Julho (1990/91 a 2014/15), excepto para as bacias do Sado, Mira e Ribeiras do Algarve.
No que respeita à bacia hidrográfica do Guadiana, regista-se uma descida de 2.6% no armazenamento de água relativamente a junho, dos 81,2% para 78,6%. No final de julho era a Barragem da Vigia, no concelho de Redondo, que menor armazenamento de água apresentava (31,1%), seguindo-se Beliche, no concelho de Castro Marim (40,5%) e depois a barragem do Monte Novo, no concelho de Évora (47,4%). No sentido contrário, as que apresentavam maior armazenamento era Alqueva (81,4%) e Enxoé (92%).