O Centro Cultural de Redondo vai receber diversos Investigadores nacionais e internacionais num encontro nos dias 19 e 20 de novembro 2015, na abordagem às géneses das escolhas geológicas das populações neolíticas para a erecção de construções megalíticas em todo o espectro europeu. Os megálitos de Stonehenge, Suécia e Bretanha serão analisados na comparação com vários casos coevos portugueses e espanhóis.
Esta reunião científica surge na sequência do Projeto MEGAGEO, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que teve nas Antas de Redondo, mas também Monforte e Lisboa, a sua base de estudo, pretendendo-se em primeiro lugar, a apresentação dos resultados obtidos.
Estas conversas megalíticas são organizadas pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ – Faculdade de Letras) em colaboração com o Município de Redondo, Associação Portanta e com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Além do debate arqueológico contribui-se também para a divulgação do magnífico património megalítico existente em Portugal, e no Alentejo em particular, tão importante quanto outros exemplares mais famosos na Europa.