O Auditório do Centro Cultural de Redondo recebeu no passado sábado, 21 de novembro, o lançamento do livro “Memória da Olaria de Redondo”, celebrando assim o 99º aniversário de nascimento de Mestre Álvaro Chalana.
Cláudia Tollen e Rui Coutinho, dois dos muitos amigos com quem se cruzou na sua vida de incansável defensor da Olaria Alentejana, apresentam o livro em que fica também registada a sua autobiografia e outros documentos sobre a Olaria de Redondo, dos arquivos do Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça à guarda do Centro de Documentação do Pão, a quem cabe a responsabilidade da edição.
De salientar que neste ato, participara os Vindimadores da Vidigueira, as Cantadeiras de Redondo e ainda Manuel Geadas, tendo-se assistido ainda à transmissão de um video com as memórias da década de 80.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com João Madureira, do Centro de Documentação do Pão, que afirmou ser obrigação deste centro “dar a conhecer ao mundo” o património do Centro Cultural Bento Jesus Caraça e da Confraria do Pão.
Sobre a olaria em si, João Madureira diz que “esta arte é só já uma recordação”, descartando a hipotese de uma possivel candidatura desta arte a Patrimonio da Humanidade.