O Município de Redondo está a implementar o projeto ES Educação Sénior, um esforço que envolve a colaboração da autarquia com a biblioteca itinerante, biblioteca municipal de Redondo e o polo de Montoito.
A Rádio Campanário falou com o autarca redondense, Alfredo Barroso, que abordou o projeto, dizendo que o objetivo vai além da alfabetização dos munícipes com idade igual ou superior a 50 anos, pretendendo servir como ação de combate ao isolamento e contribuir para a participação ativa na comunidade. O presidente da Câmara Municipal de Redondo falou também de outros projetos que o município tem visto implementados ao longo dos últimos anos, os quais têm obtido grande sucesso junto da população, ultrapassando mesmo as expetativas iniciais do executivo.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/projeto%20es_26fev.MP3{/saudioplayer}
O projeto vai ser implementado, inicialmente, na vila de Redondo, Montoito, Freixo, Santa Susana e Aldeias de Montoito, sendo que as inscrições estão abertas até ao próximo dia 1 de março. A ação é destinada aos munícipes reformados ou pensionistas, ou ainda a todos aqueles sem ocupação permanente, desde que tenham idade igual ou superior a 50 anos e estejam recenseados e residam no concelho há pelo menos dois anos.
O primeiro módulo, ministrado por técnicos das bibliotecas integrantes no projeto, vai ser constituído por 15 sessões por turma, onde os alunos têm como objetivo aprender a ler e escrever o próprio nome, familiarizando-se assim com o alfabeto. É ainda de salientar que esta ação prevê uma componente inter-geracional através da participação de jovens inseridos no projeto de voluntariado a decorrer sob a orientação do Gabinete de Ação Social e da Biblioteca Itinerante.