O Hotel Convento de São Paulo, situado na Aldeia da Serra, no concelho de Redondo, recebeu hoje, dia 26 de maio, a Gala do Prémio Nacional de Enoturismo organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).
A iniciativa teve como objetivo promover e distinguir os melhores projetos no setor do Enoturismo em Portugal.
Esta segunda edição do Prémio Nacional de Enoturismo contou com 14 categorias a votação, premiando os projetos portugueses que se destacam como casos de sucesso.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo sobre esta gala do Prémio Nacional de Enoturismo.
Em declarações à Rádio Campanário, Vítor Silva referiu que “é um momento importante para a nossa região, por um lado pela APENO ter escolhido o Alentejo e nos ter feito a proposta de apoiar este certame, coisa que nós fizemos imediatamente, e em segundo lugar, porque isto mostra aquilo que os vinhos do Alentejo têm, nós somos a maior região produtora de vinhos, produzimos quase 50% dos vinhos de mesa e temos vinhos de grande qualidade. Já não há vinhos maus no Alentejo, é uma grande noite, num espaço magnífico, e é uma homenagem aos vinhos do Alentejo e ao enoturismo”.
Questionado se o espaço da realização da gala seria legítimo ao enoturismo, o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo referiu que evidentemente que sim e que “o enoturismo merece. A princípio, quando apareceram algumas unidades com enoturismo, pensava-se que o enoturismo não teria grande importância, mas hoje, há entidades que 20 ou 30% do seu in comming, vêm do enoturismo, portanto, estamos num bom caminho”.
“Quem formou esta associação foi uma visionária, a Maria João teve uma visão de perceber o que era o futuro e que o futuro do vinho não é apenas vender vinho, não são apenas os produtores, são também aqueles que, sendo produtores, dão o vinho a provar a visitantes”, finalizou.