(Por Augusta Serrano) – No passado sábado, dia 29 de julho, foi inaugurado o certame Ruas Floridas do Redondo, na localidade alentejana, que terminará dia 6 de agosto.
António Recto, Presidente da Câmara Municipal de Redondo, falou à Rádio Campanário sobre o dia da inauguração, que afirma ter sido “uma emoção […] partilhada pela população de Redondo”, e que é “acompanhada de um grande orgulho, de uma enorme satisfação, pela valorização que a presença do Presidente da República trouxe ao Redondo, como reconhecimento pelo trabalho executado por esta magnifica população”.
Para além de Marcelo Rebelo de Sousa, milhares de pessoas de todas as regiões do país, assim como de várias nacionalidades, visitaram o trabalho realizado pela população de Redondo, o que o autarca garante ser a “melhor homenagem que se pode fazer a quatro centenas de pessoas que há vários meses trabalharam arduamente com a tal convicção, com a tal satisfação, empenho, dedicação, para termos este certame […] dos maiores, senão o maior a sul do Tejo”.
Na cerimónia de inauguração esteve também presente António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que, em declarações à Rádio Campanário, afirmou ser “um evento que entra claramente naquela linha de eventos que eu costumo definir como um investimento”.
Ceia da Silva aponta o “crescimento turístico muito acentuado” que se tem vindo a registar, como resultado de um “trabalho articulado entre a Entidade Regional de Turismo, as autarquias e os promotores privados”.
O presidente da Turismo Alentejo considera que um “evento com esta dimensão e com esta dinâmica, com esta qualidade, com esta identidade”, confere grande reforço ao setor do turismo para toda a região.
Afirmando haver “várias unidades de alojamento no concelho de Redondo”, assim como de restauração, que dão resposta aos turistas esperados, aponta a influência regional do evento, uma vez que os visitantes não se fixarão apenas no concelho, mas em toda a região, atraindo inclusive turistas que já se encontram a visitar o território.
A Ruas Floridas do Redondo, “são claramente um evento regional, mas são também um evento nacional” e transfronteiriço.
Conclui afirmando que “há motivos mais do que suficientes para ver umas festas diferentes, distintivas, únicas, identitárias”.
João Rosinha, Presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, declarou à Rádio Campanário que “Campo Maior tem a sua beleza, que considero inigualável”, mas que “Redondo tem umas festas muito bonitas também”.
Denota que as mesmas têm vindo a melhorar “de edição para edição”, afirmando que “há ruas muito bonitas”.
João Rosinha afirma visitar sempre o certame para “trazer o meu abraço amigo ao presidente da Câmara Municipal, e à população de Redondo que está de parabéns, mais uma vez”.
{gallery}redondo_inauguracao_ruas_floridas17{/gallery}