A população de Redondo tem praticamente tudo a postos para de 1 a 9 de agosto, voltar a receber milhares de visitantes em mais uma edição de Ruas Floridas.
Trata-se de uma festa que consiste na ornamentação das ruas da vila com flores de papel, uma tradição que se repete de dois em dois anos e que remonta a 1838.
À Rádio Campanário o presidente do Município de Redondo, António Recto, garantiu que este ano a qualidade volta a ser um dos objetivos e quem vier pela primeira vez, vai voltar novamente em 2017.
Segundo o autarca, são mais de 40 ruas, “cada uma com o seu tema, que estão numa fase de conclusão”, acrescentando, “são 500 redondenses que com umas mãos magníficas montaram estas festas”.
António Recto salientou que o orçamento previsto inicialmente se mantem, “não sofreu derrapagem, os custos desta edição são muito semelhantes às edições anteriores, são algumas dezenas de milhar de euros, mas a câmara encara estes gastos como um investimento, que tem um retorno dez vezes superior ao que gastamos”.
Para além dos visitantes poderem apreciar as ruas ornamentadas da vila de Redondo, os visitantes poderão ainda assistir a diversos momentos musicais.
No primeiro dia do evento, 1 de agosto, terá lugar a inauguração das Ruas Floridas, subindo ao palco Boss AC. No dia 2 decorrerá um encontro de bandas civis e a 3 de agosto estará em palco a Orquestra Planície. O dia 4 de agosto será dedicado ao Cante Alentejano, em que atuarão as Cantadeiras de Redondo, os Trovadores de Redondo e o Grupo Coral dos Trabalhadores de Montoito. No dia 5 estarão no palco das Ruas Floridas, a Filarmónica União Montoitense e Julio Franco Ensemble, sendo que o dia 6 será dedicado ao Fado e o dia 7 ao Flamenco. Neste dia decorrerá também uma corrida de touros.
Os últimos dois dias do evento contam com Clássico EnCante, com a Orquestra Clássica do Sul, Cantadores de Redondo e Vitorino, no dia 8, e a fechar no dia 9 de agosto terá lugar o Festival de Folclore.