O Município de Redondo promoveu uma “Noite de Astronomia “ na passada sexta-feira, 12 de julho, na Torre de menagem do Castelo de Redondo, numa iniciativa monitorizada pelo Centro de Ciência Viva (CCV) de Estremoz.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com Francisco Nascimento, responsável pela área de astronomia do CCV, que explica que a iniciativa começou por uma visualização da Lua através de um telescópio, onde foi possível “ver as crateras, mares e montanhas da Lua”.
Logo ao lado, foi também possível ver o maior planeta de todo o sistema solar, Júpiter, que “aparece muito brilhante no céu”. Nesta observação conseguem ver-se “os quatro satélites naturais de Júpiter”. Na Torre de Menagem falou-se também das constelações e também se observou o planeta Saturno “com os seus anéis e a sai lua Titã” e entre outras estrelas que foi possível visualizar.
O dia nublado que se fez sentir esta sexta-feira fez com que “as estrelas não têm o brilho que normalmente teriam se o céu estivesse mais limpo”, contudo na parte mais alta “conseguem ver-se algumas dessas estrelas”.
Questionado se é uma iniciativa acarinha pela população, Francisco Nascimento diz que “as pessoas aderiram bastante” e apareceram “mais de 40 pessoas”, que a juntar o gosto pela astronomia e as condições climatéricas desta noite “acabou por ser bastante agradável”.
{gallery}redondo_noite_astronomia19{/gallery}