Arrancou hoje em Redondo a Semana do Gaspacho .
A iniciativa convida todos os apreciadores deste prato a degustar esta iguaria tão apreciada, de 02 a 09 de julho, nos restaurantes participantes.
São dezanove restaurantes aderentes a esta iniciativa. Promovida pela Autarquia de Redondo, o objetivo principal pretende divulgar e promover o melhor da gastronomia Alentejana.
A Rádio Campanário esteve em Redondo, no restaurante Joaquim dos Leitões, um dos restaurantes aderentes, e falou com o responsável desta estabelecimento sobre esta iniciativa gastronómica.
O proprietário começou por nos referir “com o calor, propicia-se o Gaspacho apesar de se continuar a vender o Leitão; há até quem acompanhe o Gaspacho com Leitão.”
O responsável adianta ainda “nesta altura do ano, com os Imigrantes a aparecerem e com os turismos rurais com lotação, o Gaspacho tem de facto muita procura.”
Joaquim explica-nos como se confeciona o Gaspacho no seu estabelecimento “ aqui fazemos o gaspacho da forma mais tradicional possível; era a comida de tradicional daqui , nesta altura, com os produtos típicos da horta-tomate,pepino e antigamente era com água dos poços, hoje utilizamos gelo.”
Esta iguaria, associada antigamente aos que menos recursos tinham, é hoje encarada com um outro estatuto. A este propósito Joaquim referiu “tudo isto é cíclico e os pratos antigos e tradicionais hoje tornaram-se moda porque também foram divulgados.”
Quanto à expetativa para esta semana do Gaspacho, Joaquim não sabe quantas pessoas vai receber para comerem o seu gaspacho mas sabe que seguramente “haverá maior afluência ao fim de semana, onde já temos um bom leque de clientes fixos, alguns vindos de Badajoz; recebemos também alguns brasileiros e norte-americanos e outros , de outras nacionalidades, que aparecem esporadicamente .”