A barragem da vigia no concelho de Redondo tem registado indicies de armazenamento de água demasiado baixos para a época do ano, foi neste sentido que a Rádio Campanário procurou saber junto de José Portel (vereador da autarquia) como se encontra a situação e se o abastecimento público pode vir a ser condicionado.
José Portel começa por referir aos nossos microfones que a Barragem da Vigia “é uma preocupação”. O vereador acrescenta que a capacidade está bastante reduzida “na ordem dos 20%”, relembrando que a barragem assegura “o abastecimento público ao concelho de Redondo, mas também ao perímetro de rega do concelho”.
Para o autarca “pode existir algum conflito entre o abastecimento público, que será sempre a primeira prioridade e os agricultores do perímetro de rega, o que também é compreensível”.
José Portel afirma “a preocupação e todos temos obrigação de poupar água”. O vereador acrescenta ainda que “o município de Redondo tem feito um apelo bastante significativo para pouparmos água e vamos reforçar ainda mais esse apelo ás pessoas”
Tendo em conta que as temperaturas começam a subir José Portel refere que “não nos podemos esquecer que a água é um bem essencial, faz-nos falta a todos e para termos a garantia do amanhã temos de começar a poupar já”.
O autarca mostra-se preocupado ainda para mais quando “a barragem da vigia já vai para 5 a 6 anos que não enche” reforçando o apelo de que “é fundamental que todos adotemos comportamentos que permitam poupar a água”.