12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo – Serviços municipais vigiam surtos de “Lagarta do pinheiro”! (C/ Fotos)

CM Redondo

 
A Lagarta do pinheiro, para além dos prejuízos em termos económicos nas explorações florestais, pode também causar problemas de saúde pública (nomeadamente em crianças e animais domésticos de pequeno porte), devido à irritação causada pelas suas pilosidades urticantes, que podem levar a problemas respiratórios, infeções cutâneas e até mesmo problemas de visão.
 
Por tudo isto, e pelas condições climatéricas favoráveis à sua proliferação, os serviços Municipais identificaram vários Pinheiros existentes em perímetro urbano e bem próximos de zonas de grande circulação de pessoas, que estivessem sob o efeito desta praga.
 
A Thaumetopoea Pityocampa, é um insecto Lepidóptero que provoca estragos de grandes dimensões nas populações de Pinheiros e Cedros em várias regiões do Planeta, que vão desde a Ásia Central à Europa, incluindo Portugal.
É uma espécie bem conhecida, e que popularmente dá pelo nome de Lagarta do Pinheiro ou Processionária do Pinheiro, devido ao modo como se desloca quando migra de árvore para árvore, em fila indiana como se fosse uma “procissão”.
 
Após a sua identificação e da respectiva criação de um perímetro de segurança à volta dos mesmos, foi efectuada uma aplicação de um método de captura das Lagartas, de modo a evitar a sua migração de umas árvores para as outras, minimizando assim quer a sua proliferação, e maximizando a segurança da população.
 
A aplicação de fitas com bolsas de captura é, nesta fase do ciclo da Processionária, o método mais eficaz e seguro.
Posto isto, alertamos a população para o seguinte:
• Não se aproxime das zonas onde exista um perímetro de segurança
• Não toque, desloque ou retire as fitas e as bolsas das árvores
• Não toque nas lagartas, no caso de as ver a circular no chão
• No caso de contacto com a lagarta, não entre em pânico e dirija-se ao Centro de Saúde, apenas se tiver sintomas (falta de ar, irritação cutânea, prurido e irritação ocular)
 
Info e fotografias – CM Redondo (Facebook)

Populares