A Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega da Veiros (ABPRV) (concelho de Estremoz), assinalou o seu 10º aniversário esta sexta-feira, 27 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos e de representantes de várias entidades regionais, nacionais, assim como agricultores beneficiários do empreendimento.
Em declarações à RC presente na sessão, Francisco Ramos, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, afirma que “este é um projeto que tem uma mais-valia muito grande para o concelho, mas também para toda esta região”.
Depois de ter sido durante décadas uma ambição para o concelho, congratula o facto de ter sido tomada “a decisão de avançar com este projeto e de alguém se ter conseguiu organizar para o operacionalizar”.
“Veiros, todo o concelho de Estremoz e esta região, em muito beneficia com este regadio”
Francisco Ramos
Sendo este perímetro finalmente uma realidade, “agora é preciso é aproveitar as oportunidades de nichos de mercado” e produzir “aquilo de que há escassez” e que constitui uma necessidade para as pessoas. A variedade de culturas no perímetro, demonstra “que tem havido essa visão”, e que tê conseguido fazer o respetivo escoamento, “e quando assim é, está toda a gente de parabéns e o sucesso é garantido”.
Este trabalho é importante para garantir que “os agricultores possam ser ressarcidos dos seus investimentos, para poderem viver e continuar a investir” no território.
O autarca aponta ainda que estando o projeto ainda em crescimento, a cerca de 60%, “poderá haver ainda a possibilidade de expansão em termos de perímetro de rega”, nomeadamente com água proveniente de Alqueva.