O Ministério da Saúde colocou a concurso 1073 vagas para contratar recém-especialistas para as áreas hospitalares e de saúde pública mas destas, apenas 697 foram ocupadas .
A região Alentejo foi a região que apresentou uma percentagem mais baixa de vagas ocupadas.
Conforme notícia avançada pela Tribuna Alentejo, os dados são da Administração Central do Sistema de Saúde (ACCS) e citados pelo jornal Público, indicam ainda que as mais de mil vagas do concurso lançado para a contratação de jovens médicos que terminaram a especialidade na primeira fase repartiram-se entre 1041 para as várias áreas hospitalares e 32 para a área de saúde pública.
O Ministério da Saúde colocou a concurso, no total, 1532 vagas para contratar médicos que terminaram este ano a especialidade, mais 147 em comparação com o ano passado.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACCS) referiu sobre esta matéria que “Ao procedimento concursal, aberto pelo aviso de abertura nº 12330-A/2021, foram candidatos 904 médicos, 879 para a área hospitalar e 25 para a área de Saúde Pública. No total foram ocupadas 697 vagas, 674 na área hospitalar e 23 na área de saúde pública” acrescenatndo “a região que apresentou uma percentagem mais baixa de vagas ocupadas foi o Alentejo, quer para a área Hospitalar, quer para a área de Saúde Pública”.
Fonte: Tribuna Alentejo/Público