A região Alentejo, mas também a região Centro e Algarve encontram-se neste momento sem delegados regionais.
Ao fim de dez meses em funções, os delegados vão ter que cessar funções devido à anulação do concurso público para a seleção, por alegadamente existirem “vícios na escolha dos três candidatos”.
Já em setembro o provedor da Justiça tinha considerado existirem irregularidades neste procedimento,” desde o início envolto em várias polémicas”.
Recorde-se que em 20 de fevereiro deste ano, Maria Reina Martim acusava o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, José Alberto Duarte de “perseguição pessoal e emocional”, situação se agravou com a entrevista para a escolha do delegado regional, no âmbito do concurso publico para a Direção- Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Maria Reina Martim disse na altura à Rádio Campanário que iria recorrer da decisão,por ter sido excluída do concurso “por uma ilegalidade”, o que veio a fazer.
A decisão em afastar os delegados regionais destas três regiões surgiu na sequência de recursos hierárquicos interpostos ao ministro da Educação Nuno Crato, por três candidatos não selecionados: Maria do Céu Anjos Simão Hall Castelo-Branco, Maria Reina Martin Ferreira Pimpão e Alberto Augusto Rodrigues de Almeida.
Nas restantes regiões não foram apresentados recursos pelos candidatos excluídos, pelo que se manterão em funções os delegados regionais escolhidos.