Em março do presente ano, foi iniciado o processo de criação de 20 equipas de sapadores florestais, de um total de 64 equipas que o Governo pretende criar no presente ano, em Portugal.
Na lista das 20 candidaturas selecionadas, no âmbito do concurso iniciado a 21 de março, surge a criação de duas equipas para a região Alentejo, para os distritos de Portalegre e Beja.
Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Floretas – ICNF (março de 2016), na região Alentejo existem 23 equipas de sapadores florestais, contabilizando a equipa de Grândola (Alentejo Litoral, distrito de Setúbal).
Juntando às 13 equipas existentes no distrito de Portalegre, constituídas entre 2001 e 2009, é assim aprovada a candidatura para a criação de outra equipa no concelho de Nisa.
No distrito de Beja, será criada uma equipa de sapadores florestais, no concelho de Ourique, juntando-se assim às 6 equipas existentes no distrito, constituídas nos anos de 2008 e 2009.
No distrito de Évora existem 3 equipas de sapadores florestais, nos concelhos de Borba, Estremoz e Portel, constituídas entre 2007 e 2009.
De acrescentar que ao referido concurso, foram apresentadas 8 candidaturas pelo distrito de Portalegre, 2 pelo distrito de Beja e nenhuma pelo distrito de Évora.