Número de dormidas de turistas nacionais cresceu em todas as regiões do país, no entanto houve uma quebra nos estrangeiros em todas as regiões do país, com a exceção do Alentejo e dos Açores.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao período entre Janeiro e Junho de 2021.
O INE, refere que em todo o país, as dormidas de turistas não residentes caíram 50,8% no primeiro semestre, em termos homólogos. No entanto, as dormidas de residentes subiram 23,7%, sem evitar um recuo de 21,3% das dormidas totais.
Segundo o INE, durante o primeiro semestre do ano, registaram-se crescimentos no número de dormidas na Região do Alentejo (mais 15,4%), enquanto as restantes regiões do país apresentaram diminuições, segundo o INE.
Nos primeiros seis meses do anos, as dormidas de residentes, aumentaram em todas as regiões. No entanto, o INE regista que em todas as regiões houve decréscimos no número de dormidas de não residentes, com as menores reduções a registarem-se no Alentejo (quebra de 15,9%), enquanto as restantes regiões apresentaram diminuições superiores a 30%.
Em Junho, as dormidas de residentes aumentaram na região do Alentejo e Algarve, com 34,1% das dormidas, seguindo-se a Autoridade Metropolitana de Lisboa (16,8%), o Norte (15,8%) e o Centro (12,6%).
A estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,49 noites) aumentou 15,1% em Junho (mais 0,9% do que em Maio). Os dados do INE , revelam que a estada média dos residentes cresceu 5% e a dos não residentes 6,9%.
In Publico