O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, foi considerado uma das unidades militares “mais influentes” no 25 de Abril e as comemorações na cidade homenagearam os participantes nas operações. O RC3 participou com o Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, com 120 homens nas movimentações militares de 25 de Abril de 1974 que derrubaram a ditadura.
A Rádio Campanário marcou presença nas comemorações populares dos 40 anos do 25 de Abril, decorreram pelas 11h da manhã, promovida por um grupo de cidadãos de Estremoz, junto ao RC3, uma homenagem que contou com a entrega de uma recordação ao representante, o Sargento-Mor Braz, que foi entrevistado por esta estação emissora.
Foi ainda entoada a canção “Grândola, Vila Morena”, que “funcionou como senha para o arranque definitivo e simultâneo em todo o país” dos militares que integraram o Movimento das Forças Armadas (MFA) e o Hino Nacional.
A unidade militar de Estremoz, que vai completar este ano 307 anos, é a mais antiga em atividade do Exército Português.
Poderá ouvir a entrevista conduzida por Augusta Serrano, que a Rádio Campanário realizou com o Sargento-Mor, Braz, que nos contou, na primeira pessoa, a participação do Esquadrão do RC3 de Estremoz no 25 de abril que agora comemora 40 anos, em http://www.radiocampanario.com/r/index.php/regional/2941-vai-tirar-as-castanhas-do-lume-ao-salgueiro-maia-que-ele-esta-entalado-a-frase-chave-para-a-mudanca-de-rumo-do-rc3-de-estremoz-no-25-de-abril-c-som