Das vacinas já administradas, contra a covid-19, (cerca de 6 milhões de doses) já deram origem a 1.000 reinfeções e 5 mortes, adiantou hoje o governo.
O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, numa intervenção na assembleia da república, reconheceu que é uma preocupação, mas relativizou o impacto desses números no quadro da pandemia a nível nacional.
“Temos cerca de 1.000 infetados e cerca de cinco mortes em 6.6 milhões de pessoas vacinadas. Diria que o número de infetados é menos de 0,1% e em número de mortes é menos de 0,08%. São números íntimos. De qualquer forma, todos os números nos preocupam e, garantidamente, estamos a monitorizar juntamente com a DGS e sempre preocupados, porque uma vida é uma vida, disse António Lacerda Sales.
Relativamente às variações regionais, o Alentejo está nos 50% com primeira dose e 30% com a segunda dose;
“Estamos a fazer um esforço no sentido de dar uma equidade cada vez maior às diferentes regiões, sendo que os números são ainda assim muito similares e as evoluções epidemiológicas são diferentes e isso é algo a que temos de estar atentos”, acrescentou.
Ainda em relação à situação epidemiológica na área metropolitana de Lisboa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde sinalizou a existência de uma “tendência crescente desde o início de maio”, mas rejeitou alarmismos.
in: cm-tv