Serpa regressa este domingo ao passado, pelas 16 horas, com o Cortejo histórico e Etnográfico, numa iniciativa que tem como objetivo dar a conhecer a riqueza histórica do concelho e que é já uma referência no concelho e no Alentejo.
Promovido pelo Município de Serpa, com o apoio do Movimento Associativo e das Juntas e Uniões das Freguesias do concelho, e o contributo imprescindível de centenas de participantes, que tornam possível esta iniciativa, o momento atrai milhares de visitantes a Serpa.
De acordo com a informação da Autarquia, o desfile deste ano será composto por 39 carros e cerca de 700 participantes, que retratarão o património, a etnografia, o Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade e as tradições identitárias das gentes do concelho.
O percurso terá início no Parque de Máquinas (Rua da Abegoaria) e seguirá pela Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares e terminará na Rua dos Arcos, junto à Fonte Santa.
O Cortejo Histórico e Etnográfico foi realizado em Serpa pela primeira vez em 1979, organizado pela Comissão de Festas da altura, e pretendia representar quadros locais, mostrando a história, a etnografia e o património construído.
Realiza-se há já quase cinco décadas, sempre no domingo de Páscoa.