O Município de Serpa promove a Feira Histórica de Serpa, de 23 a 25 de agosto, sob o tema dos 50 anos de Abril. O objetivo da iniciativa é proporcionar uma viagem no tempo que evoque a ditadura que vigorou desde 1926, o início da “Revolução dos Cravos” que marcou a vitória da liberdade e da democracia contra o fascismo, e as conquistas que transformaram profundamente a vida política, económica, social e cultural do país, consagradas na Constituição da República de 1976.
A iniciativa começa na sexta-feira, dia 23, um dia dedicado ao tema “O Estado Novo; A emigração e o exílio; A guerra colonial; A repressão do regime”. Pelas 18h00 realizar-se-á o Cortejo pelas ruas de Serpa em que se faz saber que eclodiu na capital o golpe militar de 28 de Maio de 1926, pondo fim à Primeira República. Neste dia ocorrerão ainda representações teatrais e exposições alusivas à época assim como teatro de fogo e espetáculos musicais.
O sábado é dedicado ao tema “A Escola e o Catecismo; A oposição ao Estado Novo; A PIDE; A Censura; As conspirações contra o regime; O 25 de Abril de 1974” com inúmeras atividades programadas de onde se destaca a recriação do assassinato de Humberto Delgado e Catarina Eufémia assim como o exílio político e a fuga dos mobilizados para a guerra.
No domingo está em destaque “o pós-25 de Abril; As movimentações populares; A libertação dos presos políticos; A memória de Catarina Eufémia; A Reforma Agrária; O movimento corporativo; A Aliança Povo / MFA” com novo cortejo pelas ruas de Serpa, em manifestação pela democracia e pela consolidação das liberdades e a teatralização sobre a Aliança Povo – MFA .
21h30 Teatro de Fogo: A memória de Catarina Eufémia
22h00 Espetáculo “Reviver o Festival da Canção”, com a participação especial de António Calvário, Dora, Ricardo Raposo, Maria Curado Ribeiro, Sara Brás e Grupo de teatro (En)Cena – produção João Duarte Costa
Programa sujeito a alterações. Consultar programa atualizado em www.cm-serpa.pt