A Organização Mundial do Turismo (OMT), Visit Portugal e a cidade de Reguengos de Monsaraz vão realizar a 5ª Conferência Global da OMT sobre Enoturismo , de 9 a 10 de setembro de 2021, em Reguengos de Monsaraz (Alentejo), Portugal.
Sob o tema “Enoturismo – um motor do desenvolvimento rural”, a Conferência deste ano vai centrar-se no caminho para fazer do Enoturismo um meio eficaz de desenvolvimento rural. A Conferência analisará a política, inovação, gestão de destinos, sustentabilidade e a saída da crise da Covid-19 com exemplos práticos e inspiradores.
Com base no trabalho da OMT para promover o turismo no centro dos planos de recuperação, a Conferência representa uma oportunidade única para especialistas de todo o campo crescente do turismo do vinho trabalharem juntos para encontrar soluções concretas para reconstruir melhor e tornar o turismo um facilitador do caminho rumo a um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente para as comunidades rurais.
O turismo do vinho tem crescido em interesse e importância para muitos destinos ao redor do mundo, onde desempenha um papel importante na promoção de regiões remotas, fortalecendo os laços entre a agricultura e o turismo e criando novas oportunidades de desenvolvimento e inclusão.
A OMT define Enoturismo como o turismo cuja finalidade é visitar vinhas, adegas, degustar, consumir e / ou comprar vinho, muitas vezes na fonte ou perto dela – o vinho, a gastronomia, as tradições e a cultura local constituem, assim, os elementos essenciais do produto enoturístico o pacote de estilo de vida que os turistas do vinho procuram experimentar.
O programa provisório da Conferência estende-se por 2 dias com sessões técnicas e várias apresentações temáticas nos dias 9 e 10 de setembro de 2021.