O presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz assinou, na passada quinta-feira, 18 de fevereiro, um protocolo de financiamento de 200 mil euros com o governo português, no centro de reuniões da Feira Internacional de Lisboa.
O Programa Escolhas aprovou a candidatura do projeto “Criar futuro”, promovido pelo município reguenguense em parceria com as entidades locais. Nos próximos três anos será desenvolvido um trabalho na àrea social que visa reduzir a taxa insucesso e abandono escolar do concelho.
Em entrevista à Rádio Campanário, o autarca local, José Calixto, fala-nos sobre os destinatários da nova resposta social, afirmando que “este projeto engloga 102 crianças e jovens provinientes de comunidades marginalizadas ou estigmatizadas com baixos recursos económicos que se refletem na dificuldade da consolidação da aprendizagem escolar e na ausência de projetos de vida a médio e longo prazo”.
Segundo José Calixto “esta é uma medida preventiva que pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais justa que integre as camadas sociais mais desfavorecidas”.
Questionado sobre a possibilidade de serem criadas novas infraestruturas para a execução deste projeto, o edil refere que “vamos potencializar os meios que temos dando condições materiais para o sucesso escolar, implementando espaços de trabalho acompanhado e disponibilizando um fácil acesso aos meios informáticos”.
A esta Estação Emissora, o presidente do município, congratula a equipa de técnicos e as entidades parceiras revelando que “é uma conjugação de esforços em prol de um objetivo muito claro que é melhorarmos o comportamento dos nossos jovens em termos do desejável sucesso escolar de modo a podermos proporcionar-lhes um futuro promissor”.