O protocolo que formalizou a transferência de competências da ação social para o Município de Reguengos de Monsaraz foi assinado no dia 20 de janeiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O ato decorreu durante a reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e teve a presença de José Ramalho, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “as pessoas são o foco de toda esta ação e que o objetivo do município, nesta fase, é fazer com que os utentes do serviço não sintam a mudança. Foi com muita satisfação que ouvi as palavras do diretor da Segurança Social ao considerar este momento como histórico e ao manifestar a sua total disponibilidade para acompanhar o processo de transição nos primeiros tempos”, afirmou a autarca.
Na reunião do CLAS foi também assinado o protocolo de colaboração entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz para manter o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) nesta instituição particular de solidariedade social. Durante a reunião foi ainda apresentada a Equipa para a Prevenção da Violência Contra os Adultos, o NACIR – Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e o Plano Municipal para a Igualdade e a Não Descriminação “Reguengos + Igual”.
O CLAS é constituído por 29 entidades públicas e privadas com intervenção direta ou indireta na área social e tem como objetivo combater a pobreza e a exclusão social.