14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz disponibiliza gratuitamente parcelas de terreno a quem pretender cultivar a sua horta. “É uma ajuda às famílias que gostem desta relação com a natureza e com a terra” (c/som)

A Câmara de Reguengos de Monsaraz vai ceder, gratuitamente, parcelas de terreno para a população poder cultivar os seus próprios produtos hortícolas.

A proposta surge no âmbito do projeto "Vá para a Horta!", a implementar num espaço que, anteriormente, já chegou a ser cultivado por funcionários da REFER, quando o comboio ainda chegava a Reguengos de Monsaraz.

À Rádio Campanário o presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto conta que os terrenos “têm todas as condições e significam alguma ajuda às famílias carenciadas que gostem desta relação com a natureza e com a terra”.

Um projeto pioneiro “para o atual ciclo autárquico, são 43 parcelas disponíveis numa primeira fase, 38 para pessoas singulares e cinco para pessoas coletivas com um período de candidatura que decorre desde o passado dia 9 de março e até ao próximo dia 9 de abril”, refere o autarca.

Questionado, o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz diz que os terrenos são "cedidos ao município para esse efeito, tencionamos muito em breve concluir a obra para que ainda no mês de abril sejam disponibilizadas às pessoas que se pretendam candidatar”.

A concluir, José Calixto salienta, “são produções numa base da economia familiar e o produto é de quem o produz, cultivando a sua horta e tirando da terra aquilo que a terra também nos dá”.          

O terreno vai ser dividido em 43 parcelas, com 30 metros quadrados cada, sendo 38 delas para entregar a particulares e cinco a pessoas coletivas sem fins lucrativos.

Através das hortas urbanas, a câmara pretende dotar o concelho de um equipamento comunitário com uma importante componente social, promover uma maior autonomia alimentar das famílias e uma alimentação mais saudável com base na sustentabilidade ambiental.

As inscrições estão abertas até 9 de abril.

Populares