12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz exporta primeira remessa de carne suína para a China esta quarta feira, 30 janeiro

Portugal vai iniciar a exportação de carne suína para a China, o maior importador mundial deste produto.

Os primeiros contentores com carne de porco saem de Reguengos de Monsaraz para o porto de Sines, com destino a Hunan esta quarta-feira. Seguem-se depois 30 dias de viagem de navio até à província chinesa.

No total serão 10 contentores, totalizando 270 toneladas de carne, avaliadas em 1 milhão de euro. Estima-se que até final do ano sejam movimentado 100 milhões de euro até final do ano, valor que deverá duplicar no ano seguinte. Para o Conselho de Administração do Agrupamento de Produtores Agropecuários este é um negócio essencial para o mercado nacional.

Portugal apenas produzia 60% das suas necessidades, no entanto, com a exportação para o mercado chinês, pode atingir a autossuficiência.

A carne é produzida pela empresa portuguesa AGP Meat, que pertence ao Agrupalto – Agrupamento de Produtores Agropecuários, o maior do país.

Desta forma a China junta-se ao Japão, como mercados com bons volumes de exportação. Futuramente Portugal deverá apostar nos mercados das Filipinas e da Coreia do Sul, também eles grandes consumidores de carne suína.

 

Populares