17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz promoveu I Encontro de Grupos Corais Jovens. “Queremos um território que seja reconhecido por aquilo que ele é”, diz José Calixto (c/som e fotos)

Reguengos de Monsaraz recebeu na noite de sexta-feira, 5 de junho, seis grupos juvenis de Cante Alentejano, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.

 Tratou-se do primeiro convívio de grupos corais juvenis “Alentejo Coral Jovem”, uma iniciativa integrada na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015 e em que o Município de Reguengos de Monsaraz pretendeu homenagear o Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.

Neste encontro atuaram o Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho, Grupo Coral de Beja, Grupo Coral Bafos de Baco de Cuba, Grupo Coral Moços da Aldêa de Cabeça Gorda, Grupo Coral os Mainantes de Pias e Grupo Coral Juvenil de Monte do Trigo.

Um evento apadrinhado por Janita Salomé, onde ao longo da noite foi divulgado e promovido o Cante na sua forma mais pura e genuína e em que os grupos corais jovens, interpretaram Modas do Cancioneiro Alentejano com influências das zonas onde vivem.

A Rádio Campanário assistiu a um momento que foi do agrado de todos e no final falou com o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca, visivelmente satisfeito com a iniciativa, referiu que “para além da distinção (pela UNESCO), o mais importante ainda é a preservação do Cante e este é um dos aspetos fundamentais, é termos planos de salvaguarda, de sustentabilidade do Cante Alentejano e os grupos jovens são um sinal positivo dos tempos e este encontro em Reguengos é o primeiro de um conjunto de encontros que estes grupos corais e outros que entretanto surjam, irão fazer nos próximos tempos pelo Alentejo fora, temos muita honra que o primeiro seja aqui em Reguengos”.

José Calixto falou ainda à reportagem da Rádio Campanário sobre as transformações por que Reguengos de Monsaraz tem passado desde que é a Capital Europeia do Vinho 2015, “temos quase 30% de aumento de visitas turísticas nos quatro primeiros meses a Monsaraz, temos Enoturismos que passaram da casa dos 2500 turistas para 6500 e a notoriedade do concelho é o objetivo, nós queremos um território que seja reconhecido por aquilo que ele é”.

Duarte Benvindo, do Grupo Coral Juvenil de Monte do Trigo refere que canta há cerca de um ano, mas já tinha “interesse pelo Cante Alentejano”. Com o reconhecimento como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, houve um “maior incentivo a continuar a cantar e a não acabar com estra tradição porque é um orgulho cantar o Alentejo”.

Populares