Será já este Sábado que Reguengos de Monsaraz será a Cidade Europeia do Vinho 2015. Esta distinção foi atribuída pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), que integra cidades da Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Portugal conhecidas pela qualidade da sua produção de vinho.
Da programação destaque para a realização da Gala Anual da Cidade Europeia do Vinho. O programa de eventos tem início na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 11h, com receção às comitivas no Salão Nobre dos Paços do Município. Às 17h vão visitar os enoturismos da Ervideira e da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.
No sábado pelas 15h o Salão Nobre dos Paços do Município vai receber os atos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015 e será assinado o convénio entre o Município de Reguengos de Monsaraz, a RECEVIN e as anteriores Cidades Europeias do Vinho, nomeadamente Palmela (Portugal), Marsala (Itália) e Jerez de La Frontera (Espanha).
O ano de 2015 será de intensa atividade para afirmar a importância da produção vitivinícola da região, atestar a qualidade dos vinhos produzidos e divulgar as potencialidades turísticas e económicas associadas ao Património Cultural Material e Imaterial, que confere toda a singularidade ao concelho alentejano.
Da agenda anual destacam-se também a realização de congressos, seminários, encontros, estágios para jovens viticultores europeus, ações de promoção nacionais e internacionais, a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FITUR (Madrid), na WTM (Londres), no ITB (Berlim), na ABAV (Brasil), em diversas embaixadas e também em mercados emergentes, como a Polónia e a Rússia.
Recorde-se que a decisão foi tomada no dia 24 de novembro, em Jerez de la Frontera (Espanha), que durante o ano de 2014 foi a detentora do título.