A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e a Universidade de Évora, assinaram na passada sexta-feira, dia 1 de setembro, um protocolo de cooperação, para a criação do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca.
José Calixto, presidente do município, falou à Rádio Campanário sobre o projeto dirigido maioritariamente às populações mais inativas, e que visa a promoção de “tudo o que sejam atividades que valorizem as pessoas e que lhes criem uma noção de maior autodeterminação”, e de que “têm ainda um papel a contribuir para a sociedade”, através da partilha de sabedoria e informação.
As atividades do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, terão a sua sala de aula principal na Biblioteca Municipal, no Palácio Rojão, mas “todo o edifício estará ao serviço destas atividades”, afirma o autarca.
No município, já existem atualmente alguns grupos e associações, que tem centenas de pessoas ligadas, sendo que o Polo assim criado, “é um projeto que irá entroncar de alguma forma, com uma estratégia que temos seguido de apoio às camadas mais idosas da nossa população”, e que “serão chamadas a usufruir das aulas que serão dadas e das atividades que são proporcionadas”, visando uma “diferenciação positiva” das mesmas, nesta fase da sua vida.
Os recursos utilizados no projeto, são maioritariamente recursos físicos e humanos já existentes, para além de pessoas ligadas à rede da Universidade, assim como algumas pessoas “com uma formação mais informal”, em áreas como a literatura, costura, informática, música.
“O facto de ser o 7º polo […] pressupõe a existência de uma rede”, conclui o autarca, sendo que o Polo de Reguengos de Monsaraz se junta aos polos existentes em Alandroal, Barrancos, Évora, Portel, São Miguel de Machede e Viana do Alentejo.
O protocolo foi assinado por José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, tendo estado também presente na cerimónia Bravo Nico, diretor da Universidade Popular Túlio Espanca e Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura.
O documento foi assinado no dia em que a Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz assinalou o seu quarto aniversário, após requalificação do Palácio Rojão em que se encontra instalada.