A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) vai distinguir várias entidades que prestam serviços de gestão e resíduos urbanos, com o “Selo de qualidade em gestão de resíduos urbanos”. Entre as 12 entidades premiadas, duas delas, a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) e a GESAMB, fazem a gestão e o tratamento dos resíduos urbanos de um total de 17 municípios alentejanos.
Estes “selos” pretendem revelar as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, com o intuito de sensibilizar as entidades gestoras sobre a qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.
A AMCAL, galardoada com esta distinção, compreende cinco municípios dos quais três pertencem ao distrito de Beja (Cuba, Alvito e Vidigueira) e dois ao distrito de Évora (Portel e Viana do Alentejo). Já a GESAMB, sediada em Évora, é a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano.
Esta iniciativa da ERSAR enquadra-se no âmbito do “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos. Dados de 2016″, realizada em parceria com o “Jornal Água&Ambiente”, cujo júri é constituído por diversas entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. A cerimónia de entrega dos selos irá decorrer no dia 19 de abril, durante o 12.º Fórum Nacional de Resíduos, em Lisboa.