A obra de Requalificação Paisagística do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, foi adjudicada pelo Município de Estremoz ao Grupo NOV Engenharia & Construções, através de consórcio constituído pela NOV Pro Construções e Lena Engenharia e Construções.
A empreitada, cujo investimento final rondou os 1,6 milhões de euros, iniciou em março de 2022 e terminou no passado mês de fevereiro de 2023. Os trabalhos realizados consistiram na reabilitação dos vários espaços públicos, incentivando a mobilidade universal e acessibilidade plena, favorecendo o peão e a criação de condições de promoção dos valores endógenos da região.
Destacaram-se como trabalhos, a melhoria das infraestruturas e a implementação de equipamento de apoio às feiras diárias e de artesanato com a montagem de vários módulos-quiosques; recuperação da calçada em mármore existente (num total de 1 609 m2) e colocação de nova calçada em mármore branco (num total de 7 620 m2); recuperação de 24 bancos em aço e madeira; execução de 2 rampas para acesso ao Convento/Câmara em lajedo de pedra mármore; recuperação de pavimento em alguns arruamentos existentes .
Para além disso, a requalificação incluiu ainda alguns aspetos de embelezamento da envolvente e criação de espaços verdes. Foi melhorada toda a imagem cénica associada à iluminação pública e decorativa, com a integração de elemento de água do tipo “OASE com fonte luminosa com jatos de água, vapor de água e efeito maré; execução de duas ilhas ecológicas; plantações de árvores e execução de canteiros com arbustos.
Valorizando a cooperação e enquanto grupo diversificado com várias áreas de atuação, a empreitada contou ainda com a colaboração da Viamarca e da Lenobetão do Grupo NOV Indústria.