Para o ano de 2018, a Santa Casa da Misericórdia de Borba procederá à requalificação do Lar Humberto, num investimento de 850 mil euros, segundo publicação em Diário da República.
Rui Bacalhau, Provedor da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Borba falou à RC sobre a intervenção na ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) Humberto Silveira Fernandes, que visa dar aos seus utentes “a qualidade que já têm noutros lares”.
Tratando-se de uma infraestrutura de rés-do-chão, com 3200 metros quadrados e 3 décadas de existência, o projeto visa “fazer e manter equipamentos com aquela tipologia arquitetónica”, não sendo acrescentados pisos como inicialmente pretendido.
Da mesma forma, não haverá “qualquer expansão de camas”, afirma quando questionado se o projeto aumentará a capacidade do lar que conta atualmente com uma lista de espera “enorme, na ordem das 140, 150 pessoas”.
No ano de 2017, a SCM de Borba adquiriu um terreno de 3,7 hectares, “contíguo à Aldeia Social”. Sobre o mesmo, afirma ter-se tratado de um negócio “muito oportuno”, e que “a qualquer momento, numa nova conjuntura […] a mesa administrativa que esteja na altura a liderar os destinos da instituição, pode avançar para esses caminhos”.