Os empresários dos estabelecimentos da restauração estão preocupados com o incumprimento do uso da máscara nas esplanadas por parte de muitos clientes e pedem ao Governo uma clarificação das regras para evitar retrocesso no desconfinamento.
O presidente da associação nacional de restaurantes PRO.VAR, Daniel Serra, contou em declarações à agência Lusa, que os empresários têm observado que muitos clientes não usam a máscara nas esplanadas e não conseguem impor o seu uso.
Segundo declarações do mesmo “Um terço dos estabelecimentos estão a operar e dois terços estão a aguardar por dia 19 de abril e 03 de maio para poderem voltar a normalidade.
Por isso, a PRO.VAR pede ao Governo e às autoridades de saúde uma clarificação das regras para a restauração e para o comércio em geral, nomeadamente a obrigatoriedade de afixação das mesmas à entrada dos estabelecimentos.
Segundo Daniel Serra, deviam ser afixadas indicações importantes como a lotação, regras básicas do uso da máscara e da desinfeção das mãos.
O desconfinamento por causa da pandemia de covid-19, que arrancou na segunda-feira, para restaurantes, pastelarias e cafés com esplanada, reabriram, mas com grupos limitados a um máximo de quatro pessoas por mesa, encerrando às 22:30 de segunda a sexta e às 13:00 ao fim de semana.