17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Retorno do investimento em Alojamento Local é mais rápido no Alentejo

O Alentejo surge como a região do país onde os proprietários esperam auferir mais rapidamente o valor do investimento feito no alojamento local, segundo dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).

Na região Alentejo, o Alojamento Local surge como a principal atividade de 22% dos que estão no negócio, com estes proprietários a expectarem verem o retorno do seu investimento em média, em menos de 6 anos (5,7). Contudo, a resposta mais frequente foi 1 ano.

Contemplando fatores como a sazonalidade e o valor dos gastos, na região Norte, os proprietários esperam um retorno do investimento em mais de 6 anos, e no Centro, em mais de 9 anos, surgindo como a principal atividade de mais de metade dos agentes da atividade.

No Alentejo, 62% do investimento foi inferior a 10 mil euros e apenas 20% o ultrapassaram, recaindo sobretudo sobre obras de reabilitação dos imóveis e decoração dos mesmos (não sendo aqui contemplado o valor de compra do mesmo).

Nas regiões Norte e Centro, os gastos acima dos 10 mil euros representam respetivamente 34% e 25% do total.

De salientar que, na região Alentejo, 55% dos imóveis a funcionar como Alojamento Local, se encontravam previamente devolutos. Nas regiões Norte e Centro, eram 56% e 47% respetivamente.

Populares